O que é aneurisma?
Aneurisma é o nome da doença que acomete pessoas que tiveram alterações em algum vaso sanguíneo, seja veia ou artéria, do corpo.
O problema se dá pelo enfraquecimento de alguma parte dessas estruturas, causando uma dilatação e formando uma bolsa, que cresce aos poucos com o tempo.
As paredes das artérias e veias são formadas por um tecido fibroso, similar ao dos músculos. Por isso, elas são mais suscetíveis a sofrerem alterações em sua integridade, que são chamadas de aneurisma.
O aneurisma pode ter um nome diferente, dependendo da parte do corpo onde ele se forma.
O aneurisma pode acometer pacientes de qualquer sexo, mas é mais comum em pacientes do sexo masculino.
Quais são as causas do aneurisma?
As causas do aneurisma variam da genética ao tabagismo, alcoolismo e hábitos de vida que não são saudáveis. Quem passou por algum trauma ou doença vascular também está propenso a ter a doença, é o caso, por exemplo, de pacientes com hipertensão arterial não controlada.
Quais são os tipos de aneurisma?
Entre os tipos mais comuns, temos:
- aneurisma cerebral (quando a dilatação das paredes das veias e artérias acontece no cérebro);
- aneurisma da aorta abdominal (quando a dilatação acontece na porção abdominal da artéria aorta);
- aneurisma de aorta torácica (quando a dilatação acontece na porção torácica da artéria aorta).
Quais são os sintomas do aneurisma?
Os aneurismas podem ser silenciosos e muitas vezes podem não causar nenhum sintoma, dependendo da região. O problema do aneurisma está quando ele é rompido, o que pode levar a hemorragias e a dores agudas, graças ao fluxo de sangue que passa pelos vasos sanguíneos.
Quando essa estrutura é rompida, os sintomas do aneurisma passam a existir e ficam mais intensos, dependendo do tamanho e extensão da veia ou artéria corrompida.
Os sintomas também vão de acordo com o tipo da doença que o paciente possui, podendo variar quando são aneurismas cerebrais e aneurismas da aorta.
É possível, no entanto, destacar alguns sintomas comuns:
- náusea;
- vômito;
- fraqueza;
- dor de cabeça.
- Sangramentos abundantes, perda da consciência e dor abdominal aguda também podem ser outros sintomas de aneurisma.
Esses sintomas são de alta gravidade e configuram uma emergência médica que requer atenção imediata. Procure um pronto-socorro se precisar deles.
Qual é o tratamento para aneurisma?
O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio da doença. Em estágio inicial, o aneurisma tem cura e o tratamento pode ser simples.
Quem vai determinar a melhor opção de tratamento é o médico e o paciente, juntos, de acordo com o resultado de exames preliminares e físicos.
As formas mais comuns de tratamento do aneurisma podem envolver a realização de procedimentos cirúrgicos diversos. Entre essas intervenções, destacamos:
- stent – que é a inserção de um pequeno tubo no interior da veia ou artéria, para reforçar e suportar a estrutura de suas paredes;
- clipagem – que envolve a colocação de um clipe cirúrgico para dar suporte estrutural à veia ou artéria acometida pelo aneurisma;
- embolização – que usa fios elaborados para fins médicos para amarrar e fornecer apoio para as paredes das veias e artérias;
- bypass vascular – que faz um desvio no sistema circulatório do paciente, desviando o caminho para evitar a artéria que está fraca.
Outros tratamentos de aneurisma podem ser feitos com medicamentos, como os anticoagulantes.
Nos casos de aneurismas de menor gravidade, o acompanhamento médico atencioso, assim como a observação constante do paciente em relação aos seus sintomas já são suficientes para controlar a doença.